Gustavo Vasconcellos apresenta o painel “ como exportar a música de Brasília a partir de feiras internacionais” no FORBA FESTIVAL

Em 2004, era lançado em Brasília, no prédio do Ministério da Cultura, que à época tinha como ministro da Cultura o grande Gilberto Gil,  aquilo que se transformaria no pioneiro projeto de exportação da música brasileira.

Três siglas estiveram à frente desta iniciativa. ABGI [ que não existe desse o falecimento do seu idealizador], BM&A [ à época capitaneada pelo advogado Costa Netto] e ABMI, na qual compunha àquela diretoria conduzida por Pena Schmidt e Benjamim Taubkin.

Como residente em Brasília, nada mais natural do que representar a entidade naquele momento histórico que viria a ser exposto por duas vezes nas cerimônias de abertura da Feira da Música Independente de Brasília, que aliás, retorna ao calendário de feiras internacionais em 2025, ou seja, 20 anos após a sua 1ª edição, e sobre a qual falaremos no momento adequado.

Ao participar desta construção coletiva ao lado da ABMI e pela inserção da FMI no mapa das feiras internacionais, de lá para cá, já são 20 anos de participações em feiras, mais precisamente da WOMEX 2004 em Newcastle com direito à show de abertura com Robert Plant, até os dias de hoje.

De lá para cá, os meios de produção e consumo e música mudaram, a indústria segue tediantemente monopolista, e as feiras, como por exemplo, o último MIDEM, nem stand tem mais..

Falando em MIDEM, lá estive em janeiro deste ano, com o apoio fundamental do projeto Conexão Cultura do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. Para compartilhar as novidades e informações adquiridas, apresentarei o painel no dia 16 de março de 2024, no horário de 15h às 16:30h, nas instalações do SESC Taguatinga, dentro da programação de capacitação oferecida pela organização da 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música para artistas de Brasília interessados em negócios internacionais e cujo tema será “como exportar a música de Brasília a partir de feiras internacionais”

Presencial: 50 participantes. Duração: 01hr e 30mim.
Local: SESC Taguatinha Norte

Concluo o convite, compartilhando a programação do evento. A saber:

SEXTA | 15 de março de 2024
Início: 16h

Atrações musicais ao vivo

My Blood Vision – 17h
Radical Brasil – 18h
Entrequadras – 19h
Kábula – 20h
Barbarella B – 21h

Encerramento: 22h

SÁBADO | 16 de março de 2024

1.Início do evento: 15h

Apresentação

PAINEL – “ como exportar a música de Brasília a partir de feiras internacionais

Painelista convidado: Gustavo Ribeiro de Vasconcellos

Atrações musicais ao vivo

ARTRODEZE: 17hs05min
ARQVÍRUS: 18h
BARATAS DE CHERNOBYL: 19h
DIMI SOUZA: 20h
OS CANDANGOS: 21h

DOMINGO | 17 de março de 2024

Início: 15h

Teatro Infantil CARAMINHOLAS: 15h30
Poetas: 17h30

Atrações musicais ao vivo

ULTRA METADE: 18h
SONDA MÃE – 19h
KABRUNKO – 20h
INTOKÁVEIS – 21H

Encerramento: 22h

Musicalmente,
Gustavo Vasconcellos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.