Pitching

Saiba como bombar seu lançamento no Spotify

9 passos para o pitching no Spotify

1º passo: Confirmar a criação de sua conta e acesso ao Spotify for Artists. É através dele que você consegue acompanhar o crescimento da sua música e como ela está perfomando. Caso você ainda não possua o seu cadastro, basta se redirecionar-se através do link: Spotify for Artists

2º passo: Com o cadastro efetuado e login na plataforma feito, vá ao menu superior e selecionar a opção “Música”. Lá, você verá todas as suas músicas e como elas estão performando.

3º passo: Dentro da aba “Músicas”, selecione a opção “Em breve” para ver se o seu lançamento já está disponível.

4º passo: Escolha a música para fazer o pitch.

PS: Caso você esteja lançando duas músicas ao mesmo tempo, só vai conseguir fazer o pitch de uma das faixas.

Agora é que vem o melhor....

5º passo: Indique qual faixa você quer que seja apresentada para curadoria.

6º passo: Indique a origem do artista que está lançando e se o artista ainda vive no mesmo local.

7º passo: Escolha até três gêneros para a sua música e responda a próxima parte com os maiores detalhes possíveis.

8º passo: Escreva sobre a música ou peça para o seu assessor de comunicação que o faça.

9º passo: Por fim, confira se está tudo certo com o seu lançamento. Em caso positivo, clique em “Apresentar” no canto de baixo à direita.

Quais são os diferenciais para um bom resultado?

Cientes do poder da embalagem [vide Apple] ter uma boa capa e um texto bem atrativo, te ajuda muito na programação de seu lançamento.

Assim, preparamos algumas dicas para você ter em mente na hora de produzir seu material sozinho, ou se preferir, com a assessoria de comunicação da GRV.

Diferenciais GRV

A arte da capa deve ser chamativa e passar o clima e a vibe que você planeja para o seu lançamento.

Por exemplo: uma capa artística chama muito mais a atenção do que uma que seja apenas a foto com o nome do cantor (a).

Importante!

1- Escolha uma imagem que possua boa resolução, que esteja no tamanho de 1440x1440px ou 3000x3000px e seja no formato .jpeg;

2- Assegure-se de que toda a informação na capa apareça também nos metadados;

3- Escreva o nome do artista 100% igual na capa e nos metadados e conforme está escrito nos seus perfis das lojas digitais.

Release

O release é a descrição do seu lançamento. Logo, deve ser um texto envolvente e conter informações personalizadas sobre o(a) artista e que deixe o leitor com vontade e curiosidade de ouvir seu lançamento.
Importante!
RELEASE não é CURRÍCULO.
Por exemplo

1- O que o seu lançamento significa?

2- O que você pretende com ele?

3- O que você sentiu e deseja compartilhar através da sua música?

4- Quem ou quais são as suas inspirações ou referências artísticas?

Tente descrever ao máximo o gênero e a história da música e contar um pouquinho os diferenciais e as peculiaridades que possam representar esse lançamento. É interessante falar um pouco sobre as suas influências para gerar uma identificação mais forte com o seu trabalho.

E se possível for...

1- Insira uma frase que te identifique e diferencie;

2- Inclua um breve planejamento de lançamentos para o ano e uma mini biografia (no máximo 5 linhas, reforçando pontos relevantes, como prêmios e participações em festivais e/ou eventos de relevância);

3- Caso seja um EP ou Álbum, escolha uma faixa foco do projeto e conte um pouco sobre ela;

4- E se for um lançamento internacional (principalmente música eletrônica, lo-fi, música clássica, jazz, instrumental), não esqueça de fazer uma descrição do lançamento também em inglês.

Quais serviços reconhecidos e profissionais a GRV pode oferecer?

Bem, caso você não queira ou não saiba executar o passo a passo que compõem esse portfólio, estaremos à disposição para apresentar uma proposta que inclua: ensaio fotográfico | confecção de release e designer de capa e peças promocionais.

Vamos marcar um call?