20 anos depois, a original voltou: Feira da Música Independente Internacional de Brasília [FMI] - de 27 a 29 de junho de 2025 - Brasília - Distrito Federal

Brasília, 25 de março de 2025
Faltando uma semana para celebrarmos os 25 anos da GRV, eis que em pleno 25 de março de 2025, ou seja, 20 anos após a 1ª edição da Feira da Música Independente Internacional de Brasília, não é que aqui estamos para anunciar o seu resgate?!
Confesso que o que vi acontecer nos últimos 20 anos, a partir do nosso pontapé inicial na capital do país daquele ano, é no mínimo, motivo de “missão entregue”. Exemplos e desdobramentos, inegavelmente, estão por aí em todo o país.
E agora?
Como e o que construíram os “filhos da FMI” para o sustento digno de toda uma cadeia criativa e produtiva?
Resposta: Se você tem a resposta, venha para Brasília para nos nortear. Se você não sabe, venha tentar traçar caminhos coletivamente.
Mas se você é aquele tipo “independente estatal” de cima para baixo por tempo determinado, desconfio que em tempos digitais, nem precise se expor, ainda mais em Brasília.
O que entregaremos gratuitamente?
Destinado à preservação da música independente, este projeto livre é um fórum de oportunidades e intercâmbio de experiências entre os independentes dos mais variados níveis da cadeia produtiva da música, rumo à promoção da regionalização musical – integrada, porém descentralizada.
Durante três dias, selos independentes, especialistas, técnicos, empresários e produtores musicais, bandas e distribuidores serão convocados a discutir a produção e o mercado nacional, mostrar seus trabalhos e traçar objetivos comuns.
O público da FMI ainda terá acesso a seis painéis e seis palestras conduzidas por especialistas e profissionais renomados, nacionais e internacionais.
Além disso, farão parte da ocupação 20 stands voltados para exposição de produtos em nossa rica programação, que contempla ainda uma feira de negócios e sessões de pitch.
Como nos organizamos?
A FMI se organiza e se apresenta em três eixos:
I Eixo do Presente: da geração de oportunidades e negócios
I.I Exposição e comercialização de produtos diversos, onde durante o evento, o público poderá conhecer vários selos, agências, coletivos, autores, artistas, players do país e seus últimos lançamentos. Estes têm na FMI grandes oportunidades para mostrar seu trabalho, realizar vendas e firmar contratos.
II Eixo do Passado: descobrimento e preservação da qualidade artística. Não é apenas uma questão retórica, mas os números da produção independente confirmam a realidade de que os selos e festivais independentes são, hoje, os que mais lançam títulos no país e campeões de consumo nas lojas digitais a cada ano; e
III Eixo do Futuro: Soluções inovadoras. É inegável que os avanços tecnológicos promoveram ainda mais o trabalho dos independentes. É certo que as tecnologias digitais – a edição e produção musical, o comércio eletrônico têm modelado o perfil do setor fonográfico e seus canais de acesso ao público consumidor.
Com elevada qualidade técnica e artística, em sua 4ª edição, buscamos a consolidação a partir da expansão global.
Onde será?
Resposta: MAB [de 27 a 29 de junho de 2025 | das 14h às 20h]
Quais as atividades?
– Seis palestras e seis painéis;
– Feira de exposição de produtos
– Sessões de pitch segmentadas
– Dois shows internacionais
– Dois shows nacionais
– Dois shows com artistas de Brasília
Do legado em tempo real?
Resposta: Serão feitas captações de fotos e vídeos em cada uma das ações e a equipe de comunicação realizará o trabalho quotidiano de repercussão dos acontecimentos e reforço da programação do dia seguinte. Além disso, a equipe de audiovisual realizará entrevistas e registros diversos para a confecção de um documentário sobre a realização desta edição do Prêmio.
Da conclusão?
O documentário sobre a edição da Feira será editado, finalizado e divulgado nas mídias sociais do projeto.
Feira da Música Independente Internacional de Brasília – edição IV | @feiradamusicaindependente
A 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música é vitoriosa do edital FAC I nº14-2024
Vitoriosa e diga-se de passagem, 1ª colocada da modalidade Musica – Modulo II – Ampla Concorrência
Brasília, 19 de fevereiro de 2025
A questão dos financiamentos públicos e priviados, leis, incentivos e editais é antiga dentro da GRV Música, Media & Entretenimento.
No ano dos nossos 25 anos de atividades, inegavelmente, mereceria um capítulo à parte em nossa trajetória, não só por termos um braço dentro de nossa companhia, exclusivamente, dedicado desde 2004 à elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais, originados a partir das crescentes, diversas fontes de mecanismos existentes. E quando dizemos que “mereceria um capítulo” é porque estamos nesse jogo em primeiro lugar para jogar com nossas ideias e capacidades, respeitando os iguais à nós, e neste caso em especial, os guerreiros da cultura em Brasília que dependem, cervicalmente, do histórico, legítimo, abençoado e há tempos, com gestão questionável sobre o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
É lógico que esse texto, assim como todos que compartilhamos, não tem a finalidade de julgar. Nem a gestão pública, assim como os critérios, pareceres, valores e resultados; e sim, para ressaltar que pelo menos em Brasília estamos, entre outras questões, com nosso principal fundo perdendo força diante do crescimento exponencial de agentes e projetos culturais em uma cidade com uma vocação como poucas desse país para o desenvolvimento e enriquecimento a partir da circulação da cultura aqui produzida x uma disponibilização de recursos cada vez menor, espaçada e que compromete a saúde de um ecossistema e seus desdobramentos.
De nossa parte, agradecemos pelo reconhecimento ao nosso trabalho, pela conquista deste suado recurso para nossa 8ª edição no ano dos 65 anos de Brasília, e em nossa humilde opinião, por colocar um projeto 100% dedicado à toda a cadeia dos profissionais da música, começando por quem vos escreve, nesta honrosa colocação.
Vivam o(a)s trabalhadores da música de Brasília e do Brasil.
Viva o Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
Que venham mais incentivos. E o melhor: vai ter Prêmio Profissionais da Música. De 26 a 29 de junho de 2025 para celebrar os 65 anos de Brasília. Só não vale perguntar aonde será…
Somos emoções sem fronteiras.
Musicalmente,
Prêmio Profissionais da Música 8ª edição
Primeiro prêmio do país e evento do Distrito Federal a receber o selo ECAD pela valorização dos criadores e todos que vivem de música