Amanda Maia é a artista escolhida para a 2ª edição do LAB PPM

Nesta edição, o Prêmio Profissionais da Música, novamente, abriu seletiva para escolher um (a) artista ou banda brasiliense para ter a oportunidade única de participar de um processo de aceleração artística.

Nessa experiência coletiva, um seleto grupo de produtores e engenheiros ao lado de um artista escolhido através de participação popular e júri especializado se reúnem, incialmente, em um estúdio brasiliense para produzirem um single inédito, que será gravado, mixado e masterizado, e posteriormente, editado, distribuído e promovido em todo território nacional e internacional por meio do LAB PPM junto às redes do Prêmio Profissionais da Música, artistas e colaboradores.

Para esta ação neste ano, extraordinariamente, a realizaremos à distância. Diretamente do estúdio Orbis de Vicente Pires, receberemos por dois dias a artista brasiliense Amanda Maia, escolhida pelos critérios recebidos, para ter o seu single produzido lá de São Paulo, em tempo real, pelo produtor  Maurício Tagliari e com a supervisão de gravação, mixagem e masterização, dos engenheiros gaúchos Marcelo Fruet e Átila Viana e do brasiliense Marcos Paulo Pagani.

A produção executiva é de Gustavo Vasconcellos, edição YB Music e distribuição digital pela GRV.

A origem do LAB PPM?

Em 2005, Gustavo Vasconcellos da GRV, empreendia no Brasil a 1ª Edição da Feira da Música Independente de Brasília (FMI). Naquela ocasião, Gustavo e Miranda, idealizaram, exatamente a mesma iniciativa e lá com a participação de ilustres colaboradores, gravaram, mixaram, masterizaram e lançaram um single da banda paraense Suzana Flag. Em 2005, essa iniciativa foi possível graças à parceria entre GRV, FMI e Orbis Estúdio, que, novamente, dará suporte para essa realização em 2021.

Maurício Tagliari foi, à época, apresentado por Miranda à Gustavo Vasconcellos. Dali, e dentro da ABMI e outros projetos, Maurício e Gustavo transformaram-se em parceiros, amigos e colaboradores e juntos produzirão essa homenagem para o amigo em comum e que tanta falta faz para a produção musical nacional.

 Como acontecerá?

O single será produzido nos  dias 11 e 12 de julho deste ano, durante o LAB PPM. A realização acontecerá no Estúdio Orbis, das 10h às 18h, e será conduzida por Maurício Tagliari à distância, diretamente de São Paulo.

A produção do single será utilizada como prática para interessados em se aprofundar nos conhecimentos de produção e gravação musical.

Quem participou da seleção deste ano?

Estiveram aptos a participar dessa seleção todos (as) os (as) artistas brasilienses, que atenderam aos seguintes requisitos:

1. Ter disponibilidade total de horário nos dias 12 e 13 de julho de 2021;

2. Possuir uma obra inédita pronta para ser gravada, sem vínculo com nenhuma produção em andamento;

3. Se responsabilizar pelo transporte de todos os integrantes e respectivos instrumentos para o Estúdio Orbis, dentro dos horários combinados.

Qual foi o regulamento das inscrições?

Os (as) interessados (as) que estiverAm dentro dos pré-requisitos se inscreverAM da seguinte maneira:

1. Postaram em seu Instagram um vídeo de até 1 minuto cantando/tocando um trecho da música que desejam gravar;

2. Marcaram o Instagram do PPM (@premiopm) na legenda do vídeo; e

3. Usar ama hashtag #LABPPM21 na legenda do vídeo;

Os (as) 4 participantes que tiveram em seus vídeos mais curtidas acumuladas, passaram por uma avaliação e curadoria do júri composto por Gustavo Vasconcellos, Maurício Tagliari, Marcelo Fruet, Átila Viana  e  Marcos Pualo. Juntos, selecionaram Amanda Maia que ganhou a oportunidade de ter seu single gravado, mixado e masterizado durante o  PPM 6º edição!

Quem é AMANDA MAIA?

Amanda Maia é cantora, compositora e instrumentista e vem desenvolvendo seu trabalho autoral desde 2015. Já conta com mais de 40 mil streams (ao todo) no Spotify  e mais de 20 mil visualizações (ao todo) no YouTube. O último lançamento da artista, intitulado Ela Dormiu, já conta com mais de 2 mil streams orgânicos em apenas duas semanas de lançamento. Os mais de quatro mil fãs que acompanham Amanda pelo Instagram também endossam a ascensão da cantora que começou com um celular, um violão e as paredes do quarto como plateia. A artista mostra versatilidade nas composições e busca um diálogo amigo com os fãs, entendendo que cada artista e cada fã é, antes de tudo, uma pessoa que sonha e sente.  

Site e redes sociais: 

YouTube | Spotify | Instagram | Instagram do fã clube | Musixmatch | CifraClub | Facebook 

Quais recursos técnicos usados nessa ação que será transmitida em tempo real para todo o planeta?

– 2 Diárias de estúdio com todos os recursos necessários para gravação de uma banda/artista;

– 3 Cameras Full HD 1920×1080;

– Link de internet dedicada de 100Mb;

– Software OBS para corte e transmissão do sinal pro YouTube;

– Software Audiomovers para transmissão em tempo real do áudio para produtor musical; e

– Software Meet para interação em tempo real com a banda.

  1. Quais os próximos passos desta produção?
  • 21/06 (21h) – Pré-produção I: Escolha da música, sugestões de melhorias na obra, sugestões de caminhos estéticos para a base, referências, decisões de andamento, estrutura e tonalidade etc.
  • 28/06 (21h) – Pré-produção II: Dia do DJ. Recebimento da(s) primeira(s) ideia(s) de base. Sugestões de mudança e direcionamentos complementares.
  • 05/07 (21h) – Pré-produção III: Entrega das opções de base finais. Encaminhamento de sugestões sobre detalhes específicos. Estabelecimento de protocolos logísticos para a gravação (próxima fase).
  • 12/07 (21h) – Gravação: Gravação de Violão e Voz e/ou algo mais, repassando brevemente o que foi feito até aqui e o porquê das escolhas, demonstrando brevemente as decisões de áudio, gravação e performance.
  • 19/07 (21h) – Mixagem: Live “tutorial” de como foi realizada e mixagem: desafios e soluções utilizadas.
  • 26/07 (21h) – Masterização: Live “tutorial” de como foi realizada a master: desafios e soluções utilizadas.
  • 02/08 (21h) – Encerramento: Live de encerramento do projeto. Considerações finais, audição comentada ao vivo, perguntas etc.
  1. Da Gravação

A produção do single será utilizada como prática de aula para os interessados em se aprofundar nos conhecimentos de produção e gravação musical. Para isso, será transmitida em tempo real, do Distrito Federal para o mundo, no canal oficial do Youtube do Prêmio Profissionais da Música.

Prêmio Profissionais da Música | 6ª edição

Do analógico ao digital, viva o Direito Autoral

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.