É hoje que o mundo conhecerá o Método Ram de Farlley Derze

Brasília, 15 de agosto de 2022

Parece um sonho, mas chegou o dia de mais uma feliz entrega para todos nós da GRV, certamente do pianista Farlley Derze e para os professores e alunos da Escola de Música de Brasília, afinal, não são, apesar de que deveriam ser, todos os dias do ano que podemos ver uma realização se materializar a partir de uma provocação em torno da ideia de um criador, para em seguida elaborarmos e formatarmos para competir em edital público; e ao presenciarmos sua aprovação, percebermos sua dimensão a partir de uma quantidade incrível de colaboradores criativos e executivos, até chegar com o apoio da imprensa ao público leitor, consumidor e apreciador de conhecimento.

Seria isso, o tal do reconhecimento? Penso que sim, e porisso estamos aqui, excitados com mais este o projeto elaborado e gerido em Brasília pela nossa companhia musical ao lado do talentosíssimo Farlley Derze, que logo mais, às 19h, durante a noite de autógrafos e sarau na Escola de Música de Brasília, lançará, o “Método Ram”, projeto viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento contará com a participação de músicos convidados, como o baixista Oswaldo Amorim, baterista Marcão Brito, trompetista Argemiro Oliveira Junior e saxofonista Isaac Gomes, que interpretarão obras a partir do método do autor.

A sofisticada proposta de rearmonização musical foi desenvolvida por Farlley ao longo de quatro anos de pesquisa no campo da Harmonia Musical, dando origem ao livro que trata do tema com profundidade. E se a leitura é mais voltada para o universo acadêmico e músicos profissionais, o Método, através de linguagem acessível, será disponibilizado em uma série de vídeo-aulas, alcançando amantes da música, em geral, e também em escolas. 

O que aconteceria com uma música se ela fosse rearmonizada apenas com acordes menores? Afinal, sem acordes maiores não haveria o jogo tradicional de acordes de “pergunta e resposta” ou ‘tensão e relaxamento’, ou, tecnicamente falando, a eliminação da relação polarizada entre acordes de sétima da dominante e acordes da tônica”, questiona Farlley. De fato, principalmente para leigos, o tema parece complexo. E é! Daí o caráter revolucionário do método, que aponta, justamente, para a simplificação do processo na construção da harmonia, sem o prejuízo de seu teor artístico. “Tenho a impressão de que a exclusão dos acordes de dominante é uma quebra no padrão de pensamento. É sair do quadrado. Gostei muito dessa onda. É um conceito novo. Quebra o paradigma”, afirma o guitarrista Fernando Ávila. “É um trabalho inédito na história da música”, complementa o saxofonista Isaac Gomes.

Enquanto desenvolvia o projeto, Derze mostrou-o a vários músicos através da execução de repertório conhecido. Clássicos populares como “Garota de Ipanema”, “Carinhoso”, “Só Danço Samba” e “Stella by Starlight” foram rearmonizados a partir do Método RAM: ou seja, tocados com acordes menores. Alciomar Oliveira, trombonista e professor de Harmonia e Improvisação da Universidade de Brasília (UnB), chegou a assistir a uma dessas performances, no Clube do Choro, e convidou o artista para um bate-papo musical com os seus alunos. Foi quando a novidade começou a se espalhar no meio acadêmico e artístico. Segundo Alciomar, “É um assunto inédito. Acima de tudo, uma abordagem artística sobre um dos tópicos teóricos mais técnicos da música”. Já o flautista Daniel Pantoja destaca o seu caráter inovador: “É novo. O ouvido se interessa. Um ouvido cansado passa a ter um novo frescor com essa experiência”.

A primeira edição do livro chega compartilhando seis parâmetros para a utilização do método. “Novos parâmetros podem surgir com a participação dos músicos, cujas ideias serão bem-vindas para ampliar o método”, sugere Farlley. Como explica, a música ocidental conta com um vasto campo teórico do qual faz parte o estudo da Harmonia, onde se encaixa o Método RAM, inaugurando um novo capítulo no campo da Harmonia. “A aplicação do Método muda a ‘cara’ da música. Mantém a melodia e cria outro espectro sonoro. É uma proposta que dá outro colorido à música. Achei fantástico, gostei demais e se encaixa com a minha concepção de harmonia, que não precisa ser aquela coisa fechada.”, avalia a guitarrista Marlene Souza

O Método RAM nasce como uma filosofia sonora que convida os músicos a compartilharem suas ideias musicais, no terreno da rearmonização. O pianista Eladio Oduber, vai além: “O Método RAM é quase uma liturgia. Temos de admirá-la e estudá-la”.

Nos despedimos, enaltecendo o trabalho da Donna Midia Comunicação que mais uma vez arrebentou na divulgação na imprensa local que mais uma vez prestigia uma iniciativa inédita da capital.

Onde ler as matérias?


I https://jornaldebrasilia.com.br/entretenimento/musica/pianista-lanca-metodo-ram-livro-que-propoe-abordagem-inedita-sobre-rearmonizacao-musical/

II https://www.cidadecult.com.br/index.php/tudao/548-metodo-ram

III: https://jornaldoplanalto.com.br/metodo-ram-farlley-derze-lanca-livro-que-propoe-abordagem-inedita-sobre-rearmonizacao-musical/?amp=1

IV https://timesbrasilia.com.br/destaque/metodo-ram-livro-sera-lancado-na-escola-de-musica-de-brasilia-em-15-de-agosto/

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