A Parada da Música

“Tributos Musicais”: eternidade ou comodidade?

Após a bem sucedida estréia da série Tributos Musicais do Bar Brahma com a banda Mentechs eternizando o Tributo ao Rock, a varanda mais musical da asa sul convida todos os apreciadores de Tim Maia e Jorge Benjor para prestigiarem, a segunda edição dessa LiveSérie,  homenageando  dois grandes autores e artistas da música popular ou “pra pular” brasileira, na sexta feira, 27 de julho.

Intitulado como Encontro Racional, de verdade se trata de mais uma reunião de grandes músicos de Brasília que de tempos em tempos se únem para reconhecer ou apresentar ao vivo recortes da música nacional e internacional a partir de autores ou artistas. Porém, e historicamente, muito se questiona ou discute sobre esse tipo de empreendimento em detrimento da maximização de repertório novo e original. Na minha opinião, uma coisa nunca invalidou a outra. Uma das coisas, que certamente mudou foi a percepção dos contratantes e consumidores. Aliás, quem influenciou quem?

Um dos fatos, é que músicos, assim como outros, precisam trabalhar como músicos antes ou ao mesmo tempo em que são artistas, autores ou produtores. Nesse conflito entre o real e o ideal, na grande maioria das vezes, o cachê é tão importante quanto o sentimento, e se é assim, e pelo jeito demorará muito à deixar de ser, o que se espera, no mínimo, em um tributo é que ele não seja apresentado desprovido de pesquisa, conhecimento e afinidade com o homenageado.

Na próxima edição dos Tributos Musicais no Bar Brahma, o guitarrista Rairy de Carvalho, fortemente influenciado pelos clássicos do Funk/Soul/Samba Rock Nacional, recria a atmosfera do grande TIM mantendo o feeling e a pegada “70’tista” que fizeram do álbum Racional I e II um ponto de referência para grande parte dos músicos do Brasil. Para completar o enredo, e às vezes por exigências contratuais, Rairy & Cia escolhem outro ícone nacional convergente com o homenageado.

Alguém questionaria a entrada de Jorge Benjor?

Certamente não, e sendo o bar Brahma um espaço multiplataforma, só nos resta curtir, compartilhar, cantar e dançar, afinal “nós gostamos de você”, ainda mais “se o mundo inteiro nos pudesse ouvir.”

Musicalmente

Gustavo Vasconcellos

2461 Músicas distribuídas
461 Obras Sob Administração
4089 Shows Realizados
130 Projetos Executados
11 Projetos Captados
76 Projetos Elaborados