iRaridades Vol I

iRaridades Vol I

Reunir, restaurar, editar e legalizar: a soma destes verbos é igual a preservar? Penso que sim! E foi a partir desta necessidade interior e desejo pessoal que em 2011, ao surgir um novo edital destinado à preservação e memória de Brasília, dentro do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que visualizei a oportunidade de dar início a uma série que compartilhasse sons e artistas brasilienses que colaboraram para qualificar Brasília no mapa da música nacional, a partir da sua rica diversidade e excesso de originalidade.

Por motivos absurdos, inesperados e alheios à minha vontade, detalhados em nosso hotsite, não consegui concluí-lo àquela altura. Justiça feita, consegui reinscrever o mesmo projeto em 2018 com a autorização dos artistas que havia escolhido para iniciar esta série (Banda 69, Fama Volat e TonTon Macoute, o projeto iRaridades Vol.I). Novamente, o IRaridades foi vitorioso, porém, nesta segunda tentativa, na modalidade “Gravação e Produção de cd ou dvd”.

Um ano após a vitória oficial, disponibilizamos, nos meios físicos e digitais e em todas as plataformas atuais, estilos e épocas da produção fonográfica na intenção de estimular o interesse pela riqueza musical produzida em Brasília entre 1980 e 1990.

A remasterização e o relançamento destas gravações e seus respectivos intérpretes neste catálogo/cd reconhecem e reapresentam o trabalho de três grupos musicais engajados em produzir expressões significativas de uma inesquecível geração de brasilienses.

Além do mérito, a materialização desta obra de arte, é a oportunidade de reverenciarmos, com nossas legítimas vozes e versos, a cidade que permitiu o nascimento de tantas ideias, sonhos e projetos artísticos.
Na certeza de que fará sentido para a humanidade esta pequena homenagem a Brasília de todos os brasileiros, apreciem a emoção dos autores, artistas e todos que colaboraram para a felicidade e vivam o futuro do presente!

Eu, Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, musicalmente, dedico esta obra de arte à memória de Tina Araújo e Tadeu Miúra.

Confira os artistas

Artistas

Fama Volat

Fama Volat

Era 1980, e dois colegas de colegial na calorenta São José do Rio Preto passavam o intervalo das aulas trocando influências musicais...

Mais detalhes

Tonton Macoute

Tonton Macoute

O Tonton Macoute persegue uma estética dirigida a estabelecer conexão com o belo e com a emoção, ou seja, , com o eterno...

Mais detalhes

Banda 69

Banda 69

Herbert Vianna, uma vez chamou a Banda 69 de “Os Beatles de Brasília”. É porque nossos ouvidos liquidificavam tudo que a gente ouvia...

Mais detalhes

Parceiros

Memória

“O caminho da esperança” está em todas as lojas digitais

Lançado há 37 anos, o primeiro vinil do Mel da Terra, de banda homônima, embalou a juventude de muitos brasilienses.

Mais detalhes

Dentinho apresenta o single “A Lenda do Velho Gaiteiro e os Lobos da Madrugada” em todo o planeta

Na próxima segunda-feira, 27 de abril de 2020, Luiz Carlos Dente “Dentinho”...

Mais detalhes

O LP Continente Perdido da banda Tellah em 200 lojas digitais

Como já vem sendo anunciado há algum tempo, está previsto para abril de 2020, o lançamento da série iRaridades Vol I.

Mais detalhes

Momentos inesquecíveis

Fernando Brant, foi uma das grandes presenças da FMI 2007

Presente desde a 1ª edição, a UBC este ano reforçou sua participação com um stand e uma palestra, proferida...

Mais detalhes

Quando e onde foi lançado o projeto de exportação da música brasileira?

Fazer com que a música brasileira chegue cada vez mais longe, em outros países e em outros continentes, foi o centro...

Mais detalhes

Em 2013, o Overmundo falava sobre “o futuro da música” citando a FMI

Chegou a hora, de juntarmos forças para a consolidação de uma grande Rede Global de Música para que possamos...

Mais detalhes