Eventos

Único, Inédito e Singular, o Prêmio Profissionais da Música foi idealizado com o objetivo de expor e reconhecer a contribuição do máximo de  profissionais  que colaboram para desenvolvimento e expansão deste setor criativo e produtivo  em torno de uma das maiores riquezas nacionais.

Nesta edição, damos boas-vindas a todos os profissionais do Brasil e do exterior que enriquecem esta pioneira  iniciativa mundial,  e que participam e colaborarm  em todas as formas e formatos ao lado dos envolvidos na criação, produção e  circulação  de  obras  de  arte  musicais  e  audiovisuais, nos  meios  físicos  e  digitais, a partir da matéria prima: MÚSICA.

Durante o evento, ofereceremos uma extensa programação composta por painéis, workshows, palestras, shows, exibição de documentários musicais, lançamentos de livros, labs temáticos de música, vídeo e fotos em torno da produção de uma música inédita durante o evento e  homenagens. Além disso, temos duas noites dedicadas à cerimônia de premiação de 100 categorias  de  profissionais  da  música;  subdivididas  nas  modalidades  Criação,  Produção  e  Convergência.

Na  1ª  edição  ocorrida  em  abril  de 2015  homenageamos  o  poeta e  artista  Renato  Russo  e nossos  debates questionaram  o  futuro  da  música.Na  2ª,  em  2016, o homenageado foi  o  autor  e  compositor  mineiro  Fernando  Brant, grande fonte inspiradora deste país, batizando  o troféu entregue aos profissionais daquele ano, escolhidos de forma inédita através de votação tríplice no site do evento, a partir da  combinação  dos  votos dos profissionais concorrentes, do  público e, por último, pelo júri. Nesta edição, discutimos o valor de tudo e todos que criam, produzem, exibem, comercializam, compartilham e usufruem dessa matéria prima.

A  partir  disso,  em  2017 , o  foco  esteve  no  valor  do  coletivo. Baseado  no  argumento  onde  uma associação é resultado  da  união  com  a  colaboração  que  permite  expandir  e  evoluir.  Assim,  homenageamos  os  15  anos  da Associação  Brasileira  de  Música  Independente – ABMI,  tendo  como  símbolos, três de seus ilustres fundadores: o músico e maestro Benjamim Taubkin, o produtor Pena Schmidt e o autor e publicitário Thomas Roth.

A  nossa  4ª  edição  foi  realizada  de  16  a  21  de  abril  de  2018,  na  semana  de  aniversário da capital do Brasil. Destacamos  ações  e  realizações  bem-sucedidas  do  empreendedorismo  musical  nos  setores  público,  privado  e digital;  em  torno  dos  360º  de  possibilidades  e  oportunidades geradas com origem na cadeia criativa e produtiva da  música. Nosso  grande  homenageado foi Roberto Menescal, o ícone da Bossa Nova, que aos 80 anos de vida e 60 de  carreira,  simbolizou  toda  a  rica  criação e produção musical brasileira que desejávamos compartilhar.

Em nossa 5ª edição, o autor fluminense Ronaldo Bastos, o produtor e empresário paulistano Genildo Fonseca e o maetro amazonense Claudio Santoro foram os homenageados escolhidos para representarem o tema “do clássico ao popular, 100 anos de música brasileira” da edição realizada em novembro de 2020 em 12 espaços culturais brasilienses e tendo como ponto final, uma rica cerimônia nas instalações do Clube do Choro de Brasília.

Quais as principais novidades da edição 2020?

1 o lançamento da Academia Brasileira de Profissionais da Música

2 a criação do Conselho Sensorial do PPM

3 a campanha de arrecadação de fundos para os profissionais da música, integralmente, revertidas para os finalistas desta edição

4 o aumento para 100 categorias de profissionais à serem premiadas nas modalidades Criação, Produção e Convergência, sendo que em 9 categorias consideradas especiais, os finalistas serão indicados pelo Conselho Sensorial do PPM

Quem serão os homenageados da edição 2020?

Serão três personalidades artísticas, musicalmente, associadas à capital do Brasil no ano de seus 60 anos.

Onde e quando o evento acontecerá?

Antes da pandemia entre os dias 12 e 14 de novembro em Brasília. Porém, em razão da pandemia, a depender do panorama que tivermos em setembro, buscaremos uma outra data para celebrarmos juntos a vitória da vida de todos, com todos e para todos.

Qual  será o slogan deste ano?

Viva o Direito Autoral!

As atividades são cobradas?

Sim, exceto para os finalistas ou seus representantes que estiverem em Brasília  durante a realização do evento.

A cerimônia de premiação é restrita aos finalistas, imprensa, parceiros e colaboradores?

Sim.

Qual é a premiação?

O troféu A Parada da Música.

Porque participar?

Experimente, sinta e viva, que você entenderá.

Musicalmente,
Gustavo Vasconcellos

Eventos realizados

Salve Jorge na Festa da vitória

O futuro é a parceria do presente, graças aos parceiros de sempre 21 de dezembro […]

Mais detalhes

Sambas de Melodia

Renato Piau no encerramento do Sextos Tributos 2019 homenageando Luiz Melodia 2019 vai chegando ao […]

Mais detalhes

LUAL BYE BYE 2019

Em tempos de escassez de espaços, que tal um novo espaço em um patrimônio da […]

Mais detalhes

Festival A Parada da Música

No dia 31 de outubro de 2019, quinta feira, a partir das 21h, três bandas […]

Mais detalhes
2461 Músicas distribuídas
461 Obras Sob Administração
4089 Shows Realizados
130 Projetos Executados
11 Projetos Captados
76 Projetos Elaborados