Enrico de Paoli e Carlos Freitas nas lives do PPM da 3ª semana de agosto

Para celebrar dois meses de lives do Prêmio Profissionais da Música, que tem como missão compartilhar opiniões, novidades e percepções dos diversos campeões, homenageados, parceiros e colaboradores das 5 edições do Prêmio Profissionais da Música, receberemos no canal oficial do instagram [@premiopm], nesta terça e quinta, dois grandes ícones da gravação, mixagem e masterização destes país.

Hoje, terça [18] será a vez de Enrico de Paoli, enquanto na quinta [ 20], receberemos o master Carlos Freitas.

Sobre Enrico de Paoli?

Enrico De Paoli é engenheiro de música formado na Grove School of Music (Van Nuys, California – 1991) em Engenharia de Gravação e Música, e no Musicians Institute of Technology (Hollywood, California – 1993) em Teclados e Programações.

Começou a carreira cedo nos Estados Unidos, onde gravou com artistas como Ray Charles (my world), Aaron Neville (the grand tour), e Alexander O’Neal (love makes no sense), entre outros. Trabalhou lado a lado com um dos maiores produtores fonográficos da história, Mr. Richard Perry (ex-president Warner Bros), que reune a maior coleção de hit-singles com artistas diferentes de todos os tempos, e com Steve Lindsey, que mantinha o studio de programação e produção com a maior coleção de synths de Los Angeles da época.

Ao retornar ao Brasil, gravou com o produtor Liminha discos como Cidade Negra (sobre todas as forças), e Daniela Mercury (música de rua). Ainda, no estúdio Nas Nuvens, onde manteve sua sala de Produção e Programação de Synths, no ano de 1994, gravou e programou Skank (calango), Roberto e Erasmo (Rei – tributo), SongBook de Ary Barroso, entre outros…

Em 1995, mixou o primeiro CD da banda Jota Quest. Este projeto levou a banda ao conhecimento da gravadora Sony Music, que perpetuou o sucesso da mesma, inquestionavelmente.

Em 1996 gravou e mixou o CD Malasia, com o um dos mais elegantes e eternos nomes da música brasileira e universal: Djavan. Após a gravação concluída, foi convidado a levar suas habilidades em mixagem para a Tournê Mundial Djavan Malasia, percorrendo todo o Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canada, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Italia, Belgica e Holanda.

Apos vários discos e tournes com Djavan, no ano 2000, Enrico De Paoli recebeu o Prêmio de Audio “PA 2000” com a tourne “Djavan Ao Vivo” e em 2001 foi premiado pela Academy of the Recording Arts and Sciences com o GRAMMY AWARD pelo disco do baixista americano Marcus Miller, por uma gravação que fez com Djavan no album M2 (M Squared)

Em 2001, Enrico De Paoli residiu mais um ano na California, sendo representado pela maior agência de Engenheiros de Mixagem do mundo : a HitMixers (www.hitmixers.com), onde seu nome continua honrosamente listado até a presente data.

A partir de 2002, gravou outros discos e mixou outras tournes com Djavan e e em 2005 criou o Incrivel Mundo das Mixes e Masters, studio particular onde mixa e masteriza CD’s (stereo), DVD’s (surround) e músicas avulsas (singles) para distribuição online, para artistas de gravadora e independentes.

Em 2007, Enrico masterizou o álbum Matizes de Djavan no Incrível Mundo e em 2010 foi engenheiro de gravação, mixagem e masterização do álbum Aria, do mesmo cantor. Com este último, Enrico ganhou seu segundo Grammy, em 2011. Enrico também foi responsável pela mixagem do PA da Tour Aria, fazendo shows durante mais de um ano nas Américas do Sul e do Norte.

Enrico também trabalhou ao vivo ou em estúdio com nomes como Ana Carolina, Jorge Vercillo, Max Viana, Ed Motta, Gal Costa, Blitz, Marina, Cássia Elller, Frejat, Orlando Morais, Al Jareau, Simone, Alcione, Gabriel Pensador, Titãs, Black Rio, Batacotô, Zero, Bena Lobo, Zizi Possi, Luiza Possi, Dudu Falcão, Big Joe Manfra, Titi Walther, o diretor musical Andre Baptista nos filmes Pequenas Historias (Marieta Severo e Patricia Pillar) e O Segredo dos Diamantes (Matheus Abreu e Rui Rezende), e Stanley Jordan no album indicado para o GRAMMY 2009, State of Nature, entre outros. E mixou ao vivo o maior show do planeta : o desfile das Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro.

Desde o ano 2000, Enrico é colunista da maior publicação de áudio e música do Brasil : a revista Audio, Música & Tecnologia, assinando mensalmente na última página o Lugar da Verdade.

 

Sobre Carlos Freitas?

A história de Carlos Freitas no cenário musical iniciou em 1983, quando começou a trabalhar nos Estúdios Transamérica, localizado na cidade de São Paulo, na época um dos estúdios mais bem equipados e requisitados do Brasil, como assistente de gravação e a partir de 1985, já promovido a eng. de gravação e mixagem, teve a oportunidade de gravar e mixar importantes discos de artistas brasileiros, tais como RPM, Toquinho e Titãs. Em 1988, foi convidado por Roberto Marques a montar a primeira unidade de gravação móvel do Brasil, a ARP Remote Recording Services, realizando gravações de artistas nacionais, como Caetano Veloso, Marisa Monte, João Gilberto e Tom Jobim, Lobão, Ed Motta e Lulu Santos, como também de importantes astros internacionais durante as suas apresentações nos festivais Rock in Rio 2 e Hollywood Rock como o grupo de rock Bon Jovi, Seal, Alice in Chains, Guns and Roses, Brian May, Billy Idol, Nirvana, Extreme, Simply Red e o cantor pop George Michael.

De 1994 até 2000 trabalhou também como engenheiro de PA em concertos da Filarmônica de Nova York, Filarmônica de Saint Petersburg, Filarmônica de Moscou , Filarmônica de Israel, OSESP e também no FreeJazz e Heineken Festival.

Em 1994, após 10 anos de experiência em estúdios de gravação e concertos, Carlos entrou para o mundo da masterização fundando o Companhia de Áudio com Ricardo Carvalheira, onde Restaurou o disco Tecnicolor dos Mutantes, os boxes de Orlando Silva, Carmem Miranda Francisco Alves, Luiz Gonzaga e a Sinfonia do Rio de Janeiro, composta por Tom Jobim. Masterizou trabalhos relevantes no cenário nacional e internacional como os discos “Afrociberdelia” do Chico Science & Nação Zumbi, “Acústico MTV Paralamas do Sucesso” e Lenine “Na pressão”

Em 2000, fundou o Estúdio de Masterização Classic Master que se tornou referência de masterização no Brasil e na América Latina recebendo vários prêmios como melhor estúdio de Masterização ( Prêmio Profissionais do Áudio – “Melhor estúdio de Masterização” nos anos 2002 e 2011[1]” e Prêmio Profissionais da Música – “Melhor estúdio de Masterização” nos anos 2016[2], 2017[3] e 2018[4] ).

Formado em produção musical pela Berklee School of Music, é engenheiro renomado e referência em trabalhos de alta qualidade em masterização e remasterização de áudio de discos antigos no Brasil. Ao longo dos seus 34 anos de carreira, acompanhou a evolução e a transformação das mídias do LP ao CD, do CD ao áudio digital, do DVD ao Blu-Ray e atualmente com a transmissão de áudio por stream e televisão digital.

Dedica-se constantemente ao estudo, aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas para novas mídias e audio digital. Em 2012, foi o pioneiro, no Brasil, ao receber a certificação da Apple para oferecer o serviço de masterização “Mastered for iTunes”.[5][6]
É também responsável pela finalização de importantes trabalhos [7] [8][9] com a masterização de projetos de grandes nomes da música no mercado nacional e internacional [10] como, Ed Motta, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Jota Quest, Paralamas do Sucesso, Max de Castro, Simoninha, Jair de Oliveira, Luciana Melo, Luciana Souza, Marina Lima, Djavan, Cidade Negra, Jorge Vercilo, Céu , Ivete Sangalo , Lulu Santos, Zelia Duncan, Paula Fernandes, Maria Rita, Aline Barros, Lenine, Os Tribalistas, Arnaldo Antunes, Claudia Leite, Padre Marcelo Rossi ,e artistas internacionais como a cubana Omara Portuondo, Carlos Vives, Eme Alfonso, Angela Cervantes, Santiago Cruz, Mireia Villar, Alvaro Bunedia, dentre outros.

Remasterizou também importantes artistas como João Gilberto, Carmem Miranda, Orlando Silva, Jacob do Bandolim, Edu Lobo, Itamar Assumpção e séries importantes como 100 anos de RCA e 25 anos de Warner e gravou a artista de Jazz Brasileira radicada nos EUA Luciana Souza (Brazilian Duos II e III).

Em 2007 masterizou todo o áudio utilizado na cerimónia de abertura e encerramento para a transmissão em televisão dos Jogos Panamericanos Rio 2007, em 2014, masterizou os CDs oficiais da Copa do Mundo Fifa 2014 e em 2016, participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016[11] masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã.

 

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