Documentários

O filme Superquadras (2014) deriva do longa-metragem Parece que existe (2010), de Mário Salimon. Para dar vida à narrativa, o diretor filmou alguns lugares de Brasília. Durante a edição, as imagens da cidade trouxeram de volta o encantamento pelos desenhos dos conjuntos habitacionais que fazem do Plano Piloto um lugar único. Com a ajuda do professor e fotógrafo Marcelo Feijó, Salimon coloca em foco o urbanismo de Lucio Costa para contar parte da história da construção da capital.

O documentário é uma compilação elucidativa dos depoimentos de Elder Rocha Lima, Gabriela Tenório, Frederico de Holanda, Luis Humberto Martins, Paulo Coelho Ávila, Frederico Fósculo e Marcio Henriques. Os arquitetos falam sobre a experiência modernista e também sobre a vivência deles com a cidade. “Por um tempo, trabalhei como guia turístico. Levava os turistas para conhecer a 308 Sul, a quadra melhor finalizada, padrão. A ideia do filme era problematizar, pesquisar a origem dessa experiência urbanística, contar a história das superquadras. Um dos cortes possíveis era a visão dos arquitetos”, conta Salimon.

“Foi natural concretizar esse projeto. A gente tem um encanto por Brasília, mas, ao mesmo tempo, temos uma visão crítica preocupada com a cidade. A ideia da superquadra é algo que perpassa a nossa vida e nossa reflexão sobre a cidade. O projeto residencial deu certo, mas ficou incompleto. Tentamos defender, no filme, que preservar Brasília é completar o Plano Piloto. A gente precisa repensar a capital e reinterpretá-la”, reflete Marcelo Feijó.

Conjunto padrão

Além de trazer uma visão analítica sobre o período que antecedeu o projeto urbanístico e a concretização dele, o curta coloca na pauta a discussão sobre a expansão descontrolada dos empreendimentos imobiliários. “Brasília não é só arquitetura. Junto ao projeto arquitetônico, há concepções de nação, modelo educacional e modo de vida. Isso foi sendo esquecido com o passar dos anos em detrimento do interesse econômico. Houve um desgaste da vida urbana, de um modo geral”, afirma Mário Salimon.

2461 Músicas distribuídas
461 Obras Sob Administração
4089 Shows Realizados
130 Projetos Executados
11 Projetos Captados
76 Projetos Elaborados