CrocodilloGang e Construção foram os lançamentos da GRV em 2004

Link da Playlist

Quem estiver seguindo os 20 anos da GRV, perceberá que toda terça feira, apresentamos os novos lançamentos de novos artistas nas 200 lojas que distribuímos conteúdo digital regularmente.  Além disso, nas sextas feiras, lançamos, periodicamente, uma nova playlist da GRV da seguinte forma:

1 sounds & memories com os lançamentos fonográficos dos últimos 20 anos;

2 review Brasília com os sons da memória da música da capital do país que resgatamos, legalizamos e monetizamos digitalmente;

3 new sounds & artists com uma compilação dos lançamentos de cada mês.

Compartilhada sempre às 11h, março é o mês de destacar  dois lançamentos e artistas do ano de 2004 .

Há 16 anos, colaboramos com o guitarrista Dillo para o lançamento do seu 1º cd intitulado Crocodillo Gang [GRV 009] e do álbum Construção, o 2º cd da banda Tijolada Reggae.

Sobre o álbum CrocodilloGang, lembro que o Dillo chegou até mim através do guitarrista Celso Salim, afinal auqela época formavam uma bela dupla na super Celso Salim Band. Contatos aproximados, o cd, com produção do grande Rafael Cury, ganhou vida em um show na Sala Matins Penna em 2004 nos áureos tempos em que os artistas de Brasília, a partir dos produtores de Brasília, ocupavam espaços de Brasília, com as empresas de som, luz e assessorias de imprensa de Brasília com o apoio, aval e recursos da Secretaria de Cultura de Brasília. Por incrível que pareça, o nome do Governador era Joaquim Roriz, mas foi nessa época, que batemos o recorde de público e de vendas físicas em uma única noite de um único cd em que participamos.

Foi tão bom, que alguns dias após, fui procurado pela FNAC, que recentemente, havia aberto suas portas no ParkShopping de Brasília. Ao ser convidado para inaugurar a série musical dessa cadeia francesa de produtos e obras de arte, convidei o Dillo para esse momento histórico em nossa cidade e do qual muito me orgulho.

Já no caso do Tijolada Reggae, tudo começou com a elaboração de projeto cultural junto ao Fundo de Apoio à Cultura em 2003. Desde lá, a GRV elabora, gere e presta contas de diversos projetos culturais perante a Secretaria de Cultura. O cd Construção não foi o nosso 1º projeto aprovado, mas foi muito simbólico tanto para a GRV quanto para os legendários músicos que compunham essa lenda do reggae local.

Gravado e mixado no Orbis Studio, o cd demorou a ser lançado, mas quando o lançamos no espaço cultural Renato Russo da 508 Sul, em paralelo, inauguramos uma série chamada Domingo às 18 na 508 que era para ser uma plataforma de lançamentos de discos e artistas, um domingo por mês, naquele templo da arte e cultura da cidade.

Infelizmente, nos dias de hoje, não temos a Martins Penna assim como não consigo entender como tantos lançamentos fonográficos de presente e do passado não ocupem com maior frequência aquele repaginado espaço da 508. Mas enfim : sugiro que curtam os belos solos, riffs e beats dessa turma inesquecível para mim e certamente, para muitos amantes do blues, rock e reggae made in the capital of Brasil..

Assim foi, assim é e assim será.

Obrigado Dillo e Tijolada Reggae

Musicalmente,

Gustavo Vasconcellos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.