Confira como foi a 2ª edição do Curto Circuito Independente

Há exatos 10 anos, nas instalações da Livraria Cultura do Shopping Casa Park tinha início o Curto Circuito Independente. O que se propunha?

Resposta: “Uma nova freqüência anunciava a reorganização da cadeia produtiva musical. A independência artística, impulsionada pelo fácil acesso às tecnologias, abria rotas paralelas ao mainstream musical e descobria sua capacidade para atingir e conquistar mercados. A indústria fonográfica independente estava em constante profissionalização, tendo dado mostras concretas dessa capacidade de estabelecer parcerias que viabilizassem a cadeia produtiva independente – da gravação à distribuição. Os independentes da música estavam sujeitos aos entraves comerciais de um setor corporativo multinacional estabelecido. Mas os sinais da modernidade seguiram, construindo uma identidade original e diversa, criando ou usufruindo-se de canais de comunicação cada vez mais democráticos para atingir metas comerciais mais adequadas à nova realidade produtiva e de consumo. A liberdade para produzir e distribuir os sons produzidos Brasil afora, alheios à segurança e à doutrina comercial de selos consolidados, foi opção entre grandes nomes da música brasileira. Em trilhas semelhantes, também transitavam diversos artistas e produtores musicais. A legião de alternativas nos levou a acreditar que a música brasileira ainda não havia mostrado todos os seus tons. Para cada um destes, a máxima de que “o silêncio é a melhor música” é uma afronta ao ideário profissional de entreter, divertir e instruir através dos acordes e da técnica dos profissionais que criam ou gravam. O som que se propaga dizia que era momento de valorizar artistas, renovar estilos, democratizar palcos, ordenar a legislação, fomentar a produção musical de qualidade, sensibilizar o consumo e ocupar os ambientes.

Na prática o Curto Circuito Independente estreiou no dia 28 de junho de 2018 adotando, mensalmente e sempre no último sábado do mês, o seguinte formato: debate com temas e convidados de interesse comum e com a interação e participação de todos os presentes, pocket show, coquetel para os presentes, sessão de autógrafos do artista que se apresentava no dia.

E no PPM 2018?

Para celebrar 10 anos desse projeto, criamos uma mostra paralela de música ao vivo que ocupará bares e casas noturnas, em plena semana de comemorações do aniversário da capital do Brasil. No total, comporão a 2ª edição do Curto Circuito Independente, 4 bares e 1 casa noturna, que abrirão suas portas para finalistas ou participantes desta edição que transformarão Brasília, num verdadeiro circuito da criação e produção musical independente. Para inaugurar a divulgação da série de apresentações, compartilhamos as atrações da programação da #varandamaismusicaldaasasul e suas seis atrações especiais de 16 a 21 de abril de 2018.
Aliás, será no Bar Brahma, dia 18 de abril às 19h, a primeira das 4 homenagens programadas para Roberto Menescal, o homenageado do ano do PPM 2018

CURTO CIRCUITO INDEPENDENTE PPM 2018

Local: Bar Brahma : CLS 201
Reservas: 3224 9313 | Couvert: 10 reais durante a semana e R$ 12 no sábado

16 de abril de 2018 | Hr 19h
Artista:: Cesinha Rodrigues [DF]

17 de abril de 2018 | Hr 19h
Artista:: Tex Quarteto [DF]

18 de abril de 2018 | Hr 19h
Artista: Camila Lopez [ RS] com tributo à Elis Regina

19 de abril de 2018 | Hr 19h
Artista:: Ray Tito e os Calabares [DF]

20 de abril de 2018 | Hr 19h
Artista:: Seu Preto [DF]

21 de abril de 2018 | Hr 14h
Artista:: Dhi Ribeiro [DF]

Musicalmente
Gustavo Vasconcellos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.