Herbert Vianna, uma vez chamou a Banda 69 de “Os Beatles de Brasília”. É porque nossos ouvidos liquidificavam tudo que a gente ouvia: rock, clássico, jazz e MPB. Tudo era bem-vindo. O encontro de Marcelo Carvalho Oliveira (baixo e voz), Murilo Carvalho (guitarra e voz), Rodrigo de Castro Lopes, (piano, sintetizador e voz) e Militão Ricardo (bateria e voz) aconteceu em fins de 1980, logo após o Festival de Música do colégio Dom Bosco, onde todos estudavam.

A Banda 69 não perdia o bom humor e tinha refinamento musical. Rodrigo tem formação clássica. Ele e Militão cantaram no Coral da UnB e trouxeram a técnica de harmonizar as vozes para a banda de rock, assim como os Beatles faziam. Marcelo se aprofundou em harmonia e tornou-se o principal compositor e Murilo se dedicou muito à guitarra. O resultado disso impressionou Renato Russo que assistiu ao show de estréia da 69 e se admirou: – ”Eles cantam a quatro vozes e tem teclado!” Pois é, desafinamos (ou será que afinamos?) o coro dos punks. Na verdade, soávamos diferente.

Estas gravações resgatam a formação inicial e clássica da B69: Marcelo, Murilo, Rodrigo e Militão. São fitas demo, shows e ensaios, onde fica clara a criatividade do quarteto. O mais importante era a energia e a integração com a plateia. Na melhor tradição do rock and roll, os shows da 69 normalmente terminavam com o público dançando, numa grande festa geral. Música “Prapular” Brasileira. Na época em que o Brasil terminava um ciclo político pesado, ser alegre, ser irreverente, criticar com bom humor e fazer festa era uma atitude política. A Banda 69 foi a banda mais roqueira daquela geração brasiliense. E o mais importante: nos divertimos muuuuito!

Militão Ricardo

Fotos

...
...
...
...
...
...
...
...

Vídeos

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Artistas

Era 1980, e dois colegas de colegial na calorenta São José do Rio Preto passavam o intervalo das aulas trocando influências musicais...
O Tonton Macoute persegue uma estética dirigida a estabelecer conexão com o belo e com a emoção, ou seja, , com o eterno...
Herbert Vianna, uma vez chamou a Banda 69 de “Os Beatles de Brasília”. É porque nossos ouvidos liquidificavam tudo que a gente ouvia...